09 Abril, 2018 16:21

Feira do Turismo Rural prepara Piauí para sediar Simpósio Brasileiro de Umbu Cajá

A Feira do Turismo Rural, realizada, nesse domingo (8), pela Secretaria do Desenvolvimento Rural ( por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Cacimba Velha) e pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN), reuniu 40 expositores (produtores e produtoras rurais), representantes da SDR, Seplan e Embrapa e consumidores da região. Também participaram da feira alunos de universidades sediadas em Teresina, além da presença do presidente da FAPEPI, Francisco Guedes que também presitigiou a feira.

Foram comercializados no espaço da feira produtos como feijão, milho, acelga, couve, e macaxeira, além de produtos artesanais e o cardápio regional que incluiu mel, cajuína, bolos, beiju e arrumadinho.

O professor das faculdades Fatepi/Faespi, José Wilton Pereira da Cruz, disse que conheceu o espaço pelos alunos que moram nas imediações. “Foi por meio deles que resolvemos trazer as turmas de administração para ampliar seus conhecimentos no que se refere a conceito, planejamento, estrutura e ao sistema organizacional do evento”.

A estudante Maria Souza disse que com a experiência os alunos poderão divulgar a Feira na região e fora dela, e ampliar seus conhecimentos em relação ao todo e à parte administrativa.

O presidente da Cooperativa Agropecuária Entre Rios, Adeodalto Salviano, citou a preocupação com a qualidade da programação, que incluiu palestras voltadas para o cultivo do cajá, defendido por especialistas da área, como os doutores Francisco Ferreira Santana da UFPI e Eugênio Emérito, pesquisador da Embrapa.

“A ideia de fazer a palestra é popularizar e dar conhecimento sobre a cajazeira, que é colhida e extraída no Piauí em quantidade, transformada em polpa e saborosos sucos que tem que ser ainda mais conhecida e valorizada, inclusive por seu poder nutricional”, afirmou.

A secretária da SDR, Patrícia Vasconcelos, avaliou que a retomada das rodadas de conversa, a venda de produtos diversificados e as comidas típicas atraem o público até a praça da Cacimba Velha, nas feiras que já são tradicionais e realizadas mensalmente.  “A comunidade já está acostumada com a realização periódica das feiras, e a retomada das rodas de conversas com técnicos e pesquisadores, com temas relacionados aos produtos comercializados, desta vez trouxe professores e alunos da Faet e Faespi, trazendo um retorno imediato e muito positivo para o evento”, pontuou Patrícia.

 A secretária acrescentou que a realização desta edição da Feira do Turismo Rural da Cacimba Velha faz parte de uma preparação para o Simpósio de Pesquisa e Extensão Brasileiro de Umbu Cajá, que será sediado pela primeira vez no Piauí no mês de novembro.

 

Autoria: Edna Maciel