08 Dezembro, 2017 19:20

Feira da Agricultura Familiar é destaque na 67° Expoapi

A 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar Piauí Produtivo foi aberta, nessa quinta-feira (7), na 67ª Edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. A feira segue até este sábado (9) e é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Teresina.

Empreendedores de assentamentos, representantes da economia solidária, comunidades quilombolas, dentre outros ligados à agricultura familiar do estado, participaram da cerimônia de abertura do evento, que contou a presença da senadora Regina Sousa; do superintendente do Desenvolvimento Rural do município, Francisco Duarte; além de diversas autoridades e grande público visitante.

A edição da Feira da Agricultura Familiar deste ano conta com 30 expositores de diversas regiões do Piauí, que participam com objetivo de divulgar e comercializar seus produtos, como representantes da Cocajupi, Cajuespi, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Associação dos Irrigantes do Campestre da Região de Nazária, Fazenda da Paz, STTR de União e Miguel Alves, Povoado Serra do Gavião, dentre outros.

O diretor da Agricultura Familiar da SDR, Antônio José Pereira, ressaltou a importância de eventos que valorizam a agricultura familiar do estado. “A SDR participa hoje da 67ª Expoapi com este grande espaço, realizando a 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar. Temos aqui agricultores e agricultoras que estão vendendo uma grande diversidade de produtos que vão desde a abóbora, frutas, a outros produtos orgânicos que são representativos da variedade da agricultura familiar”, pontuou Pereira.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, durante a solenidade, fez a entrega simbólica de 60 mil raquetes de palma forrageira que vão beneficiar os municípios de União, Miguel Alves, José de Freitas, Demerval Lobão e Beneditinas, possibilitando aos produtores dessa região terem mais uma opção de alimento disponível para a criação de pequenos animais em suas terras.

Limma afirmou que a feira é um resultado fortalecido pelo cenário positivo que o Piauí vivencia na área do desenvolvimento rural, especialmente da agricultura familiar. “O Piauí têm colhido resultados bastante positivos na área do agronegócio, da agricultura familiar e de vários outros setores do campo. Hoje é uma alegria muito grande participar da abertura de mais um evento realizado pela SDR em parceria com a secretaria municipal, e poder proporcionar aos visitantes da 67ª Expoapi uma feira diversificada e rica em produtos orgânicos, saudáveis e que fortalecem a agricultura familiar, setor importante no desenvolvimento produtivo do Piauí. Diversas feiras foram realizadas com o apoio da SDR e esta é representativa da dinâmica positiva das que vêm sendo realizadas durante todo o ano de 2017”, ressaltou o gestor.

Joana Pereira, que é representante do Fórum Estadual de Economia Solidária e faz parte do Grupo de Mulheres Bordadeiras do Parque Piauí, agradece à SDR pelo espaço e apoio para participar da feira. “Hoje, estou aqui participando e vendo com orgulho meus produtos bordados, mostrando ao povo e conseguindo mais renda. Vendendo panos de pratos, panos de mesa e outros trabalhos que produzimos”, ressaltou Joana.

A Feira da Agricultura Familiar Piauí Produtivo é também oportunidade para as quebradeiras de coco que este ano participam com um estande. Cleonice Sousa, quebradeira de coco natural de São João do Arraial, está representando o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Piauí (MIQCB) e, durante os dias da feira, venderá azeite de babaçu, mesocarpo, sabonete feito de azeite, dentre vários outros itens derivados do coco babaçu. “Eventos como esse ajudam as quebradeiras a comercializarem os produtos de forma mais ampla e também mostra ao público a qualidade do trabalho que realizamos em todo o estado”, ressaltou Cleonice.

Expoapi

A programação da 67ª Expoapi segue até este domingo (11) com shows, leilões, rodeios, rodas de conversas e diversas reuniões de câmaras setoriais de cadeias produtivas do estado.

 

Autoria: Diego Barlo