07 Outubro, 2017 13:20

Estado planeja 67ª edição da Expoapi

A 67ª Exposição Agropecuária do Piauí será realizada no período de 2 a 10 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. A Expoapi, que já faz parte do calendário de grandes eventos, é considerada a maior exposição agropecuária do Piauí e uma das maiores do Nordeste, sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), e associações como Associação Piauiense de Criadores de Gadu Zebu (APCZ), Associação Piauiense de Criadores de Equinos (APCEQ) e Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí (Avapi).

Segundo o diretor do Agronegócio da SDR, Filemon Nogueira, em comparação às outras edições, a Expoapi 2017 segue a tendência de ampliar os números, no que se refere a participação de público, expositores e animais. “Estamos fazendo todo planejamento detalhado que um evento deste porte exige, formamos uma comissão com representantes dos órgãos envolvidos no evento e estamos nos reunindo semanalmente para definir os detalhes da Expoapi”, frisou Filemon.

O diretor acrescentou que, nas visitas ao parque de exposições, realizadas às terças-feiras, estão sendo definidas estratégias para atuação de setores como saúde e vigilância sanitária, segurança e distribuição de estandes.

Dados da última edição revelam que a Expoapi reuniu mais de 15 expositores só na área de bovinos; gado de elite, nelore, foram mais de 400 animais, 2 mil ovinos e caprinos e o primeiro leilão faturou 750 mil reais.

O secretário da SDR, Francisco Limma, avalia que a melhoria considerável da estrutura do parque, desde 2015, e o nível de organização e de integração, ocorrida em razão da decisão do governo de organizar a exposição de forma integrada, vai proporcionar que o evento se destaque das outras edições.

“Produtores, expositores, entidades e agropecuaristas trabalhando coletivamente, vão refletir o momento atual de nossa agropecuária. Como determinação do governador Wellington Dias, a exposição não é somente uma festa, mas um espaço de negócios de troca de informações “Hoje somos destaque nos cenários estadual, regional e nacional, pois saímos da condição de estado que produz pouco para o terceiro maior na produção de grãos do Nordeste e o 11º no país e a agropecuária ganha uma força significativa, sobretudo, o agronegócio de grãos, no impacto e na melhoria do PIB na nossa economia”, diz Limma.

O secretário citou ainda o aumento no número de exposições de seis para 12, e de leilões, de quatro para oito. “A Expoapi é um local de apresentação do que temos de melhor na área agropecuária. O segmento de leite está extremamente animado com a expectativa da instalação de um laticínio no norte do estado; na ovinocaprinocultura, temos a perspectiva de instalação de um frigorífico na região de Picos e Paulistana. Também podemos citar a expansão da fruticultura e o pescado em destaque regional ampliando para o nacional, sem contar que temos todo aparato tecnológico por causa das empresas, investindo no estado e na pesquisa por conta do trabalho e extensão e atraindo todos os segmentos da cadeia. Isso tudo vai refletir no sucesso da nossa Expoapi”, concluiu o gestor.

Além dos leilões, feira da agricultura familiar, exposição de animais e eventos paralelos, a Expoapi também contará com uma programação especial de shows que serão divulgados nos próximos meses pela organização do evento.

 

Autoria: Edna Maciel