15 Maio, 2018 18:24

Consultores do Fida participam de missão para supervisão do PVSA no Piauí

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), inicia, nesta terça-feira (15), uma missão de supervisão do projeto Viva o Semiárido (PVSA), com a presença de oito consultores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que é uma agência das Organizações das Nações Unidas (ONU) e co-financiador do PVSA. A missão tem como objetivo acompanhar os avanços e as dificuldades enfrentadas durante a execução do projeto.

Uma equipe da SDR vai acompanhar os consultores do Fida durante todas as atividades, que encerram dia 25 deste mês, com a assinatura de um memorando da missão de supervisão. Nesta semana, as atividades serão em campo, quando o grupo visitará planos de investimentos apoiados pelo PVSA, em vários municípios do Piauí, nas áreas de ovinocaprinocultura, mandiocultura, cajucultura, apicultura, horticultura, piscicultura, cursos de educação contextualizada, além de ações executadas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). Na próxima semana, o fundo internacional terá agendas administrativas com Seplan, SDR e Sefaz.

Para o oficial de projetos Fida no Brasil, Hardi Vieira, este é um momento de dar apoio ao projeto para que ele atinja as metas. “Nossas visitas também terão foco no tema de gênero, incluindo juventude, mulheres e comunidades quilombolas”, afirmou Hardi.

Vieira enfatizou que um dos co-executores importantes é o Emater, que irá visitar a comunidade Laranjo, no município de Betânia do Piauí, que recebeu um dessalinizador e já está implementado pelo Programa Água Doce, do governo federal. “Estamos buscando reforçar a parceria entre o Água Doce e o PVSA. Vamos escolher uma comunidade que tenha a dessalinização para receber uma unidade demonstrativa com placas solares e de agricultura biossalinas para potencializar o dessalinizador. A intenção é que uma destas comunidades vire esta unidade demonstrativa reforçando a colaboração do PVSA com o Programa Água Doce”, antecipou o oficial de projetos.

De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva da SDR, Francisco Ribeiro (Chicão), esta é uma missão que já vai preparar a finalização do acordo de empréstimo com o Fida. “A equipe de consultores do fundo e de representantes da SDR, do Emater, Seduc e Setre está dividida em quatro grupos, que visitarão experiências distintas. Serão visitados os municípios de Paulistana, Betânia, Jacobina, São João do Piauí, Pimenteiras, Lagoa do Sítio, Oeiras, Colônia do Piauí, Itainópolis e Picos”, explicou Chicão.

A secretária da SDR, Patrícia Vasconcelos, acompanha um dos grupos, nesta terça-feira (15), e visita o curso de Educação Contextualizada de Paulistana; a comunidade Laranjo, em Betânia do Piauí; e a Associação Serra do Inácio, na área da mandiocultura, em Paulistana.

Durante essa missão, também serão analisados avanços relativos à operação do PVSA Mais, que terá o aditivo financeiro de 40 milhões de dólares, aproximadamente, 140 milhões de reais; cujo desenho foi finalizado no primeiro trimestre deste ano. Os trâmites deste desenho serão verificados para assegurar o início da implementação desta nova fase do PVSA em 2019. O PVSA Mais vai continuar atuando nos 89 municípios do semiárido piauiense e reforçando ações com foco ao tema de acesso à água e dos planos de investimento, além da assistência técnica aos beneficiários do projeto.

Missão inova com consultora de meio ambiente e mudanças climáticas

A novidade desta missão é que pela primeira vez conta com uma especialista para cuidar de meio ambiente e mudança climática, algo que vem ganhando importância, segundo Hardi Vieira.

Tatiana Botelho, consultora de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Fida, participa dessa missão que, de acordo com o oficial de projetos Fida no Brasil, é de extrema importância, considerando que o fundo internacional está começando a preparar o projeto Fundo Verde Global (GCF), que é um do Fundo das Nações Unidades para o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

“Esperamos desenhar este novo projeto, ainda este ano. Todo o semiárido do nordeste brasileiro vai fazer parte da área de cobertura dessa atividade com ações de sistemas agroflorestais de acesso à água. O Piauí será contemplado e as ações devem ser executadas já em 2019. Isso explica a participação desta especialista”, finalizou Hardi.