04 Janeiro, 2016 10:32

Conferência apresenta propostas para Assistência Técnica Rural no Piauí

Edna Maciel
Francisco Lima destaca Qualidade na Ater

O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou da 11º Conferência de Assistência Técnica Extensão Rural (Ater), realizadas pela SDR, na terça-feira (15), no auditório do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí. O evento fechou o ciclo das conferências preparatórias para o evento nacional que ocorrerá no próximo ano. O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marcelo Mascarenhas, também participou da solenidade e abertura.

Cerca de 120 pessoas participaram do encontro entre técnicos da SDR, do Emater, empresas que assessoram a agricultura familiar, especialistas na área, empresas privadas e professores.

Segundo a coordenadora de Articulação Comunitária da SDR, Liz Elizabeth, a reunião que marcou a realização das conferências territoriais resultou no encaminhamento de boas propostas. “Foram encaminhadas proposições muito ricas, como a constituição de uma rede que será formada por empresas de Ater para prestação de serviços e a criação de um sistema nos moldes da educação ou similar a fim de apoiar a prestação de serviços de Assistência Técnica de Extensão Rural, com a criação de um fundo que passaria direto do Governo Federal para os municípios, o que fortaleceria as secretarias municipais, inclusive com a contratação de técnicos concursados para prestar serviço para a agricultura familiar”, pontuou.

No encontro, também foram discutidas as propostas com relação às políticas públicas de Ater que, na avaliação da maioria dos participantes, necessitam se articular com outras políticas públicas como do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros. Também foi encaminhada a mudança no currículo dos cursos técnicos das escolas agrotécnicas e escolas de famílias agrícolas para que eles se aproximem mais da realidade do homem e da mulher do campo. A iniciativa tem como objetivo fazer com que os estudantes não saiam com o projeto pronto somente sob orientação da escola, mas tenham a experiência na própria comunidade.

Francisco Limma avaliou que as reuniões foram positivas. “Com a melhoria da qualidade de vida, o consumidor ficou mais exigente, quer produto de qualidade, mais saudável, orgânico e nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais precisam saber agregar valor a este tipo de produto. Ter uma Ater com mais qualidade é atender às necessidades deste público. Não basta produzir, mas colocar a família agrícola como consumidor e como vendedor do seu produto”, concluiu o secretário.

A Conferência Estadual de Ater está marcada para os dias 7 e 8 de abril em Teresina. A Conferência nacional acontecerá de 31 de maio a de junho de 2016, em Brasília.