Comitê de Mulheres Rurais do Piauí define atividades para 2020

O Comitê de Políticas Públicas para Mulheres Rurais realizou, nessa terça-feira (11), o primeiro encontro do ano de 2020. O encontro foi na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e reuniu representantes de vários órgãos estaduais, o objetivo foi traçar as estratégias e ações que serão executadas para melhor atender as mulheres rurais.

A coordenadora do comitê e superintendente dos Programas para a Agricultura Familiar da SAF, Patrícia Vasconcelos Lima, avalia como positiva essa primeira agenda de 2020. “Hoje foi possível realizar uma reunião ampla e com a participação de todos os órgãos, onde foram dadas deliberações internas do comitê gestor, bem como definidas ações para o mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher”, ressaltou Vasconcelos.

Entre as pautas discutidas durante a reunião, está a realização de um chamamento público no mês de março, onde as organizações que têm trabalhos desenvolvidos com mulheres rurais serão convidadas a se candidatar para compor o Comitê de Políticas Públicas, que por sua vez será paritário, com oito representes do governo e oito representantes da sociedade civil. As mulheres também discutiram quais ações serão realizadas com os outros órgãos, a fim de ampliar a atuação da entidade.

A delegada da Polícia Civil, Anamelka Cadena, representante da Secretaria de Estado da Segurança, destacou a importância da reunião. “Estamos tratando de um tema transversal. Então, alinhar com as outras secretarias trazendo a pauta da segurança pública, irá fazer com que nossas ações possam ganhar efetividade, e isso só vai acontecer quando alcançarmos o maior número de mulheres, e com essas ações e estratégias será possível mudar a vida delas”, pontuou Cadena.

Sarah Luíza, consultora de Gênero, Raça e Etnia do Programa Viva o Semiárido, destacou o momento de fechamento do regimento interno. “Durante a reunião, foi possível determinar quais as funções, bem como os objetivos, papéis e responsabilidades de cada representante dos órgãos presentes. Esse foi um bom momento para a recomposição do comitê e para que, com as outras secretarias, possamos atuar e fortalecer as políticas públicas, e ter um olhar específico e uma ação direcionada para a inclusão e fortalecimentos das mulheres rurais do estado do Piauí”, concluiu a consultora.

O comitê tem como objetivo promover políticas públicas voltadas para as mulheres rurais, além de garantir a participação, o envolvimento e a efetividade das mulheres dentro das políticas públicas voltadas para o campo; é formado por representantes da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Assistência Social (Sasc), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres (CEPM) e Coordenadoria da Juventude do Piauí (Cojuv).

 

Repórter: Natalina Alves