25 Maio, 2019 13:53

Câmaras Setoriais firmam pacto para o Desenvolvimento Econômico do Piauí

O secretário da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires, participou, nesta sexta-feira (24), do workshop “Aliança para o desenvolvimento econômico do Piauí” promovido pela Coordenadoria da Câmaras Setoriais, no auditóriodo DNIT. Estiveram presentes representantes da câmaras setoriais, de órgão públicos e privados, associações e cooperativas, além dos deputados Wilson Brandão e Francisco Limma.

José Airton Carvalho Dantas, presidente da Câmara Setorial do Alho e da Associação Piauiense dos Produtores do Alho destacou que, através da parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), foram disponibilizados duas toneladas de semente de alho a serem distribuída no projeto de revitalização da cultura que, hoje, abrange 22 municípios e aproximadamente 183 famílias da agricultura familiar. “Esta ação contempla a magnitude de juntar os setores, cadeias produtivas e câmaras constituídas (como apicultura, cajucultura, ovinocaprinocultura, fruticultura e outras) e mostra que para o Piauí é vital a parceria entre o poder público e privado", declarou.

A diretora da Agricultira Familiar da SAF, Liz Meireles, ressaltou ser este evento muito importante pois foi apresentado um documento enxuto, com as prioridades definidas pelas câmaras. Ela destaca ainda que a reunião foi marcada pela participação de representantes muitos segmentos demandados que se comprometeram em fazer um trabalho conjunto para ajudar na solução destes problemas. Meireles destaca ainda que a Secretaria da Agricultura Familiar está envolvida no processo desde o início da criação das câmaras.

Segundo o coordenador das Câmaras Setoriais, Sérgio Vilela, o evento foi um sucesso e o documento, assinado por unanimidade pelas 40 instituições presentes, será encaminhado ao governador Wellington Dias em solenidade no Palácio de Karnak.

O secretário Herbert Buenos Aires afirmou que é importante dar continuidade ao trabalho iniciado com a implantação das câmaras e frisou que é necessário intensificar o olhar para o beneficiário da ação. “Não dá para fazer um plano efetivo e trabalhar sem este olhar, nossas ações devem ser balizadas principalmente no beneficiário. Quero reforçar o compromisso da Secretaria de Agricultura Familiar, dentro das nossas possibilidades, de continuar dando nossa contribuição para o trabalho desenvolvido pelas câmaras”, concluiu.

 

Autoria: Edna Maciel