06 Janeiro, 2020 9:53

Ambev fará estudo para produzir cerveja com produtos do Piauí

Na ultima sexta-feira (27), representantes da diretoria da Ambev estiveram no Piauí em reunião com a equipe da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF),  para tratar sobre parcerias para a produção de uma cerveja a partir de produtos produzidos no estado. Segundo os diretores da empresa, a proposta envolve incentivos à agricultura familiar a partir da compra de produtos da região, como caju, por exemplo, com preço justo e sem intermediários a fim de gerar emprego e renda para os agricultores.

Participaram das discussões o secretário da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires; o representante da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado estadual Francisco Limma; a diretora da Agricultura Familiar da SAF, Liz Elizabeth; o analista de Projetos do Programa Viva o Semiárido, Otávio Pierrot Filho; o diretor de apoio as cadeias produtivas da SAF, Valmir Abreu; o diretor de Relações Corporativas da Ambev, Tiago Pereira e o gerente agronômico da empresa, Vitor Monteiro.

A reunião na SAF, aconteceu após conversa de representantes da secretaria executiva da Ambev, com o governador Wellington Dias, no dia 12 de dezembro, em São Paulo. O primeiro passo dos trabalhos será realizar pesquisas de campo para avaliar potencialidades e, em seguida, serão apresentados os resultados para o Governo do Estado.

Segundo o secretário Herbert Buenos Aires, a intenção da Ambev é aproveitar a produção de caju da agricultura familiar, tanto das cooperativas, como dos assentamentos de reforma agrária e dos produtores individuais. “Já existem experiências semelhantes no Maranhão e no Ceará, com a produção de cervejas com o ingrediente da mandioca. Além de uma cerveja de umbu, na Bahia. Isso demonstra o quanto é rica a cultura do nossa região, que possibilita a combinação de diferentes sabores de cerveja”, destacou.

O representante da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Francisco Limma, ressaltou da importância  da proposta para o Piauí, que deverá ser desenvolvida por meio da SAF com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). “Me proponho a dar apoio, inclusive, com elaboração de um projeto de lei, que incentive a utilização do caju na produção da cerveja do nosso estado”, destacou o parlamentar.