Agricultores familiares usam tecnologia para manter vendas durante a pandemia

Foto: Natalina Alves / ASCOM SAF

Agricultores familiares piauienses têm utilizado a internet como ferramenta para garantir a venda da produção, durante a pandemia do novo coronavírus. Plataformas como sites, aplicativos e redes sociais estão sendo utilizadas para garantir as vendas, já que as feiras estão suspensas.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), tem apoiado diversas ações para fomentar a comercialização desses produtos, entre elas está o Projeto Quitanda Virtual, que consiste na venda por meio de aplicativos de celular.

Além dessas ferramentas, os agricultores também começaram a utilizar o PIX, novo sistema de pagamento eletrônico, com o qual é possível efetuar ou receber pagamentos de forma instantânea, o que têm facilitado as transações financeiras.

Dona Maria Alves, moradora do Assentamento Barriguda, município de Oeiras, utilizou a nova ferramenta durante a Quitanda Virtual. Para a agricultora, essa é uma forma rápida e segura para receber o pagamento dos clientes. “Durante as vendas, vi a necessidade de utilizar o PIX, pois é rápido e seguro para realizar as vendas e logo receber as transferências. Em um piscar de olhos o dinheiro já estava na conta”, destaca a produtora.

Para a superintendente da Agricultura Familiar da SAF, Liz Meireles, essa é uma forma de facilitar a comercialização dos produtos. “Quem primeiro utilizou essa nova forma de transação bancária na Quitanda Virtual foram os agricultores do  Território Vale do Canindé, na cidade de Oeiras, e foi muito bem aceita pelos agricultores e clientes, pois facilitou o pagamento entre bancos diferentes. Que essas inovações possam vir cada vez mais e que possamos nos apropriar como forma  de facilitar as nossas vidas”, concluiu a superintendente.

Patrícia Vasconcelos, secretária de Estado da Agricultura Familiar, destacou que a atividade teve que se reinventar e se adaptar às novas tecnologias, principalmente no que diz respeito à comercialização dos produtos. “A secretaria, por meio da execução de suas políticas públicas, teve que inovar. Uma das iniciativas são as quitandas virtuais, com uma nova forma de comercialização utilizando tecnologias por meio das redes sociais”, ressaltou a gestora.

A secretária citou alguns projetos executados pela SAF que sofreram adaptações devido à pandemia, como Programa de Alimentação Saudável (PAS), que foi todo pensado para facilitar a comercialização, e o PAA Covid, que também teve alteração em seu modo de execução, por meio de um sistema próprio. “O objetivo foi facilitar para que os agricultores familiares pudessem participar de forma segura desses programas”, destacou Patrícia Vasconcelos.

Quitanda Virtual

O Projeto Quitanda Virtual é uma ação emergencial do Governo do Estado no âmbito da pandemia da Covid-19 e já foi realizado nos Territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Entre Rios, Cocais e Chapada Vale do Rio Itaim.

O objetivo é apoiar os agricultores familiares na comercialização da produção, ofertar às famílias piauienses uma alimentação saudável e deixar para a agricultura familiar uma nova estratégia de comercialização.

No total, foram investidos 200 mil reais no projeto.  A Quitanda Virtual é realizada pela  Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Piauí (Emater), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), STTRs, prefeituras municipais, Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Conselhos de Desenvolvimento Territoriais Sustentáveis.

 

Repórter: Natalina Alves