Sobre a Secretária

Secretária do Desenvolvimento Rural - Patrícia Vasconcelos Lima

 

Nasceu em 07/01/1973.

Natural da cidade de Fortaleza – Ceará.

  • Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Pós-graduada em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Chegou ao Piauí em 1996 recém-formada, onde atuou no Projeto Social da Diocese de Parnaíba em projetos de ovinocaprinocultura, apicultura e associativismo, residindo em Batalha/PI e iniciando desde já a sua militância no Movimento Sindical da região e no Movimento de Mulheres, onde exerceu a função de diretora da União de Mulheres de Batalha (UMB).

Fez parte da equipe técnica do Centro de Educação Popular Esperantinense – CEPES, atuando diretamente com projetos de geração de renda e mulheres quebradeiras de coco babaçu. A partir de 2004 iniciou sua atuação Política como resultado do compromisso e dedicação, principalmente nas comunidades rurais. Foi eleita e reeleita vereadora do município de Batalha por três mandatos consecutivos pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Exerceu os cargos de presidente da Câmara Municipal de Batalha, Secretária Municipal de Agricultura e Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher daquele município.

Em nível de território dos cocais, Patrícia Vasconcelos desempenhou a função de Secretária Executiva do Consórcio de Segurança Alimentar e Nutricional do Baixo Parnaíba Piauiense (CONSAD) e do Consórcio dos municípios do território dos Cocais (CITCOCAIS), além de membro efetivo do Conselho de Desenvolvimento Territorial, atuou no Centro de Educação Ambiental e Acessoria (CEAA) especificadamente nas áreas de assentamento dos territórios dos Cocais e Carnaubais. Sempre contribuindo com projetos de fortalecimento da agricultura familiar. Foi por dois mandatos Secretaria de Agricultura do Município de Batalha.

No Estado do Piauí desempenhou a função de Diretora Estadual do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí (SDR) 2015 e 2016. Atualmente é Superintendente da Agricultura Familiar do Estado na mesma secretaria e Secretaria Substituta da pasta. Exerceu o cargo de Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural em novembro de 2017.